terça-feira, 15 de março de 2022

Acreditar não é saber

Olá, Visitantes.

Seitas surgem pela sintonia de idéias, desejos e atitudes entre pessoas que seguem uma mesma ideologia, crença, doutrina, filosofia, afinidades específicas e pouco ou nada ortodoxas criadas por um líder. Em geral, primam pelo fanatismo, criando distúrbios à ordem comum. Há muito, esse termo extrapolou o âmbito religioso, adentrando a todas as facetas da vida cotidiana.

Em todos os casos, seus seguidores são anestesiados por "certezas" que carecem de comprovação e não resistem a uma simples análise, racionalização ou comparação. Caso se vejam em situação de serem expostos ao ridículo de suas crenças, é normal reagirem intempestivamente, até com agressividade (verbal ou pior). Eles já preencheram parte de seus vazios com confortáveis mentiras pré-aceitas por uma "maioria" e se apoiam e se escudam nisto. Quase todas se arvoram nas Ciências (que primam pela experimentação para gerar comprovação e SABER), mas as misturam com Religião (que prima pela fé para gerar certezas pessoais e fazer ACREDITAR).

Exemplos de grandes "seitas modernas" são os globalistas, os terraplanistas, os heliocentristas, os evolucionistas e os aquecimentistas. Vejamos uma por uma bem resumidamente:

Os globalistas são os maiores e mais radicais. Há séculos, a doutrina que os domina vem sendo massificada e perpetrada pelo status quo à humanidade desde nossos verdes anos (crescemos e nos formamos dentro deste "ensinamento"). É tão poderosa e brutal que seus seguidores afirmam categoricamente "SABER" que a Terra é um globo, apesar de nunca terem provado isso por si mesmos, nem sequer uma mísera foto de corpo inteiro dela (apenas ACREDITAM no que seus líderes lhes dizem e repetem como "bons zumbis"). Quando lhes mostram, por exemplo, que "a água parada em estado líquido dentro da atmosfera terrestre é SEMPRE plana" (incluindo os oceanos), partem para o escárnio, o achincalhe e o desdém, afirmando sandices do tipo: "A água pode ser plana, mas a Terra, não !"; "Com os oceanos, é diferente !" "Esqueceu da gravidade ?!". Cheios de "certezas".

Já os terraplanistas são a seita mais recente e se opõem frontalmente aos globalistas (daí a existência de tantas batalhas inúteis e imbecis pelas mídias). Principalmente se arvoram na verdade (diga-se, inatacável) da planeza da água parada. A partir desta premissa real (e outras tantas meio questionáveis), têm a certeza de que vivemos num plano e que a gravidade é um mito que não se sustenta no confrontamento com as comprovadas grandezas físicas (massa, densidade [do objeto e do meio], temperatura, pressão, velocidade, etc). Vários começam, inclusive, a misturar as duas teorias, afirmando que o plano onde habitamos está inserido num globo, como já propuseram várias culturas pelo mundo através dos milênios (vejam logo abaixo). ACREDITAM piamente, mas SABER, que é bom, ainda não.


Tem os heliocentristas (carne e unha; bunda e cueca com os globalistas). Esta seita e seus ferrenhos defensores afirmam tantos absurdos que quase dá dó. Eles baseiam sua fé na "certeza" da "deusa Gravidade", "capaz de manter a Lua em sua órbita", de dobrar a superfície dos oceanos e de segurar a atmosfera no planeta, desprezando olimpicamente (além do vácuo sideral) as aclamadas "velocidades universais" da Terra pelo espaço (108 mil km/h de translação e 800 mil km/h acompanhando o dito "deslocamento do Sol"). Esse 'poder divino' não consegue, no entanto, evitar que um balão de gás suba até se esvaziar ou estourar pela redução da pressão atmosférica, nem segura uma borboleta, nem impede a flutuação de uma nuvem cumulus-nimbus de dezenas de toneladas. Mas jamais deixam de ACREDITAR. SABER, eles deixam para seus líderes.

Chegamos aos evolucionistas, esta seita que prima pela "certeza" de que toda a vida no planeta se derivou do acaso, da "tentativa e erro" natural, cujas primeiras células vivas brotaram em um "sopão primordial" há alguns bilhões de anos. A partir delas ("sempre evoluindo e se especializando"), vieram infinitas combinações que geraram os primeiros seres vivos unicelulares mais complexos. Em seguida, os multicelulares e os pluricelulares. Daí, surgiu o DNA e a ramificação atingiu níveis incalculáveis de complexidade, com células especializadas em ver, ouvir, sentir, degustar, secretar, sustentar, etc, em seres cada vez maiores e diversificados. Tudo isto e um bocado mais, bem ao estilo do "rábula semideus" Sérgio Moro ("Tenho plena convicção !"). O problema é que as provas apresentadas e propaladas como "irrefutáveis" pelos seguidores xiitas se encontram num "atoleiro darwiniano" sem saída. Podem até SABER disto, o que não os impede de ainda ACREDITAR em suas "certezas".

Agora, os aquecimentistas não merecem, de minha parte, sequer um átimo de crédito. Além do famigerado "buraco na camada de ozônio" (gás atmosférico não forma camadas e muito menos pode ser esburacado !), o gás carbônico antropogênico (que os fanáticos afirmam já SABER que "aquece o planeta") mal chega a 4% do total de CO2 que existe e todo ele corresponde a incríveis 0,03% da atmosfera!! E quando vemos que TODA a humanidade cabe com folga numa área do tamanho da Ilha da Córsega (circulada no mapa abaixo), constatamos que é "meio difícil" a atividade dos "ácaros humanos" conseguir a proeza de aquecer o planeta. E a expressão "efeito estufa a céu aberto" tem de ser citada para alegrar um pouco tanta idiotia. Aqui, mais uma vez, provas cabais e minimamente cabíveis são desprezadas em favor de uma agenda torpe e distorcida, imposta de maneira a fazer o crente ACREDITAR e a defender, sem necessitar, de fato, SABER (Em tempo: não estou afirmando com isso tudo que o ser humano não é um destruidor, poluidor e degradador nato).


Isso tudo posto, digo-lhes: não sigo, não professo e nem mesmo defendo essas "teorias/seitas" (e nenhuma outra). Apesar de cada uma delas ter muitas coisas interessantes e producentes para se levar em conta, em seu bojo, nenhuma me atrai ou me cativa ou faz minha cabeça por tudo o que relatei acima sobre cada uma e bem mais. Muito me entristece (por um lado) ver quase toda a humanidade seguir bovinamente essas seitas citadas e me causa asco (por outro lado) ver que muitos se engajam nessas seitas apenas para parasitar os fanáticos. Eu me alheio de todas elas.

Eu me "restrinjo" à universal simplicidade da Mãe Terra, de Pacha Mama, de Gaia. Ela (e somente Ela) abrange e preenche absolutamente tudo o que preciso e quero aprender na prática, na experiência, ao vivo e in loco, sem hipocrisias, enganações, escravidão. E são tantas as coisas que Ela nos oferece que, quando pensamos em tudo o que podemos ter, vemos que, em só uma vida, não dá pra viver. Até bate uma angústia, uma incapacidade de ser. Mas só precisamos amar para, então, merecer. E eu amo a divindade da vida.

Fabian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário