terça-feira, 19 de julho de 2022

Explicações? Sabotagens?

Olá, Visitantes

Vemos atualmente uma onda de calor na Europa de derreter asfalto e botar fogo em tudo. À época da seca que quase zerou o sistema Cantareira há uma década, houve diversas "explicações" para aquela situação que perdurou por 3 anos a fio. Eis várias delas:

Interessante: sempre afeta preferencialmente o sudeste do país
- O canal Climatempo afirmou em 13/04/2016: "Após a chuva volumosa de janeiro sobre o Sudeste, o Nordeste, parte do Norte, do Centro-Oeste e do Sul do Brasil, quando houve a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a circulação de ventos e o padrão de pressão característicos do El Niño voltaram a predominar sobre o Brasil (...) Um dos efeitos mais importantes foi o de aumentar a atuação sobre o Brasil do sistema ASAS - alta pressão atmosférica do Atlântico Sul. Outro efeito é o de causar bloqueios atmosféricos alterando o caminho das frentes frias e do ar polar associado à elas.
Todo o sistema de alta pressão reduz a umidade do ar e consequentemente a nebulosidade e as condições para chuva. (...) El Niño antecipou o inicio da estiagem do outono/inverno especialmente no Sudeste, no Centro-Oeste, mas também na Bahia e até no norte do Paraná."

- No site Infoclima, de 24/03/2016, é dito: "Em meados de janeiro, os padrões de circulação atmosférica passaram a ser influenciados por condições de bloqueio e oscilações atmosféricas intrassazonais que contribuíram para a formação de um longo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Entre o final de fevereiro e meados de março, também se configuraram episódios mais fracos de ZCAS. A formação destes sistemas, em conjunto com a atuação de vórtices ciclônicos em altos níveis da atmosfera, resultou no aumento dos totais pluviométricos em parte das Regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil"

La Niña e sua "língua fria"
Neste site: "No entanto, em outras áreas, como no sudeste brasileiro, o El Niño tem se mostrado até benéfico, uma vez que aumentou a quantidade de chuvas

". E também falam sobre "La Niña": "Sob o fenômeno La Niña, as frentes frias que costumam ficar “estacionadas” no sul do Brasil, no inverno, passam a se deslocar com mais rapidez. O sudeste apresenta então, temperaturas mais baixas que o normal e as frentes frias chegam até o centro-oeste, o nordeste e o norte do país, o que acarreta em uma quantidade maior e mais distribuída de chuvas por todo o território nacional"

- O jornal EPTV Campinas, na sua edição de 19/04/2016, explicou que a origem do calorão e da estiagem trata-se também de um "jato subtropical, uma corrente de vento que ajuda a formar um 'paredão' que bloqueia a passagem das nuvens".

E, neste link, há uma longa e interessante explanação sobre o assunto. Daí, vemos a atual situação européia, onde bastaram algumas semanas de calor infernal para as coisas degringolarem daquele jeito. Na zona intertropical do planeta, há dezenas de lugares onde as temperaturas são altas o ano inteiro e NÃO HÁ registros de incêndios florestais dessa monta. Não vi nenhuma explicação científica, plausível, coerente para que esse Deus-nos-Livre surgisse causando tudo isso. Seria sabotagem? "Tão pondo fogo no planeta", já dizia aquela "boy-band" dos anos 80. Mas com quais intenções e/ou interesses? Certamente, há dezenas. O mais conhecido é corroborar com o aquecimento global.

Enfim, nesse "Samba do Crioulo Doido" climático, a tônica que há tempos grassa por aí se mantém: fala-se um monte sem se dizer muita coisa coerente entre as fontes informativas. Além de digressionarem a respeito da guerra climática que há muitas décadas é travada pelo mundo, classificando-a como mais uma pífia "teoria da conspiração". Nesta toada, a população mundial aceita mansamente os desmandos dos supremacistas que fazem do trabalho da humanidade seu repasto, além de crer que é tudo "obra de Deus"; "Deus sabe o que faz"; "Fazer o quê, né?"

Amém, né?!...
Fabian.

Adendos:
Terroristas em ação:
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/estado/2016/10/24/concentracao-de-gases-atinge-recorde-e-onu-anuncia-nova-era-climatica.htm

Mas não explicam decentemente coisas assim, próximas do verão tropical:
https://noticias.terra.com.br/climatempo/frio-perto-de-zero-grau-no-sul,e278e5ff2f73df06941a1603f0b1932b62ex66e6.html

Muito menos estas incoerências (outubro/2016):
http://viagem.uol.com.br/noticias/2016/10/22/vai-para-o-hemisferio-norte-no-inverno-saiba-se-vestir-para-nao-congelar.htm

Adendo 2 - As fotos abaixo (com meu celular pré-histórico) mostram os efeitos dos rastros químicos nas nuvens.

Rastro químico - Norte/Sul
23/04/16
Rastro químico - Norte/Sul
Continuação - 23/04/16
Efeito do rastro químico
Nuvens ao Sul - 24/04/16
Adendo 2 - Basta um grafiquinho sem vergonha da NASA e a 'verdade' está explicada:
http://g1.globo.com/natureza/noticia/mes-passado-foi-o-setembro-mais-quente-em-136-anos-diz-a-nasa.ghtml

Adendo 3 - Mais um artigo científico mostrando o inverso do aquecimento global e do aumento dos oceanos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário