Olá, Visitantes.
O vegetariano Leonardo da Vinci falava do assunto e cunhou uma sentença que açambarquei: "Meu corpo jamais servirá de túmulo para outras espécies". Paul McCartney disse há quase meio século: "Se as paredes dos matadouros fossem de vidro, todos seriam vegetarianos". Então, após 40 anos de cadavorismo, decidi parar de vez com essa prática suicida.
E, paulatinamente, na última década, aboli de vez o consumo de cadáver (famoso "churrasquinho"), além de reduzir ao máximo do mínimo a ingestão de porcarias e venenos (embutidos, enlatados, frituras, refrigerantes,...). Priorizei todo tipo de vegetal (frutas, legumes, verduras, cereais, sementes,...), de preferência, crus.
De proteína animal, limito-me a ovos e derivados do leite. Como resultado dessa disciplina, além de não ter barriga, sinto meu corpo incrivelmente leve e funcional, apesar de ter aumentado meu peso em 7 quilos. Também nesse período de dez anos, não tive uma gripe sequer e só fiquei resfriado (com inflamação de garganta) duas vezes, coisa que me acontecia pelo menos duas vezes POR ANO, junto com rinites constantes.
Há muitos que afirmam que nosso organismo NÃO PODE prescindir de carne. Cito um de milhares de exemplos provando o contrário: o maior atleta meio-fundista e fundista da História se chamava Paavo Nurmi, o "Finlandês Voador". Jamais consumiu carne na vida ! Fazem parte desse time Carl Lewis, Edwin Moses e milhares de outros super atletas.
Cheguei ao ponto do meu corpo reclamar com veemência se eu ingerir alguma coisa fora dos seus "parâmetros naturais". Esta ótima palestra "NÃO FOMOS PROJETADOS PARA COMER CARNE" me ajudou a solapar de vez o tema. Além dela, tenho visto dezenas de artigos mostrando, por um lado, os venenos e lixos artificiais ocultados nos alimentos industrializados e nas carnes e, por outro, quais os alimentos verdadeiramente saudáveis.
Utilizo, agora, um desses exemplos edificantes de alimentação, mostrando os 10 alimentos mais saudáveis que existem (Retirado DAQUI). Observem como Da Vinci tinha absoluta razão.
Fabian.
1. Agrião
Conforme elencaram os pesquisadores, o agrião assumiu o topo por ser rico em vitamina C e A, ferro, potássio, magnésio, cálcio e diversos antioxidantes. Não só isso, o vegetal incorpora outros nutrientes e oferece efeito calmante nas doenças respiratórias. Pelo estudo, os especialistas comprovaram o potencial da planta em desintoxicar o corpo e purificar o sangue.
2. Alface chinesa
Em segundo lugar está a alface chinesa, fonte de proteína vegetal e aminoácidos de alta qualidade. Consumir apenas 100 gramas da hortaliça resulta em um quarto da quantidade ideal de vitamina C por dia.
3. Acelga
Na terceira colocação do rol aparece a acelga. O vegetal tem uma série de nutrientes. É o caso de dispor de muita vitamina C. Na composição da hortaliça, há vitamina B e betacaroteno, tipo de precursor da vitamina A. Comer a folhagem fornece minerais, como ferro, cálcio e magnésio, ao organismo.
4. Folha de beterraba
Quem sofre com anemia costuma “ser obrigado” a comer beterraba. Nesse caso, os experts avaliaram o potencial da folha do vegetal, que é uma potente fonte de betacaroteno e cálcio mais do que a própria raiz. Minerais e vitaminas são outros nutrientes disponíveis no alimento.
5. Espinafre
Famoso por fazer o personagem de desenho animado Popeye ficar forte e musculoso, o espinafre ocupa o quinto lugar no estudo por englobar um leque de nutrientes “semelhantes ao da acelga”, porém menos concentrados. O legume verde-escuro integra vitaminas do complexo B e C, sem contar os minerais.
6. Chicória
Sexto alimento mais saudável do mundo pela análise da William Paterson University, a chicória tem a função de saciar por um tempo considerável por ser rica em fibras, e também ajuda a regular o funcionamento intestinal. Ingerir a hortaliça oferece ao corpo importantes quantidades de potássio, ácido fólico e zinco e as vitaminas A, B e C.
7. Alface
Formada por 95% de água, a alface é mais uma hortaliça folhosa com bastante betacaroteno, folato, vitaminas do complexo B e vitamina C. Com baixo teor de calorias, o alimento traz na composição minerais, com destaque para o cálcio.
8. Salsinha
Fácil de cultivar em hortas, a salsinha dispõe de um poderoso valor nutricional. A planta abrange um leque de vitaminas, sendo elas, do complexo A, B, C, E e K. Entre os minerais em maior nível no alimento, estão o cobre, magnésio e o ferro.
9. Alface romana
Na penúltima colocação do estudo aparece a alface-romana, com folhas maiores e resistentes. Mais uma com alto teor de betacaroteno, a hortaliça é rica em vitamina B, ácido fólico e minerais bons para fortalecer a imunidade.
10. Couve
A couve conclui o top 10 da pesquisa dos especialistas de Nova Jersey. Com grande quantidade de potássio e antioxidantes, o vegetal abrange as vitaminas A, C, D, E e K. O alimento ajuda na prevenção e no tratamento de doenças como a anemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário