Olá, Visitantes.
Uma palavra corriqueira há muito tempo é "extermínio". E em todos os tipos de guerras: entre gangues, facções, regiões, etnias, países, etc. Mas o mais triste é sabermos que isso vem de tempos ancestrais, inclusive divinamente.
Muitas culturas (grega, romana, suméria, egípcia,...) falam de seus deuses ciumentos, vingativos, destruidores, estupradores, etc. Eles exigiam adoração e fidelidade; puniam gravemente qualquer falta, até por motivo fútil; engravidavam, seviciavam e abusavam de seus súditos; e etc.
A Bíblia não é exceção, especialmente no Velho Testamento judaico. Mas quem se destaca de sobremaneira nesse quesito é Josué. Retirei excertos de suas "proezas em nome de Javé" ou "com Javé". Não deixa uma vírgula a dever a qualquer exterminador da História da humanidade. Se possível fosse somar as baixas, poderia dar uma Hiroshima. E quase todos, no "fio da espada".
Confiram a ladainha assassina de um dos preferidos de Javé.
Fabian.
Js.8
24- E sucedeu que, acabando os israelitas de matar todos os moradores de Ai no campo, no deserto, onde os tinham seguido, e havendo todos caído ao fio da espada, até serem consumidos, todo o Israel se tornou a Ai e a feriu ao fio de espada.
25- E todos os que caíram aquele dia, assim homens como mulheres, foram doze mil, todos moradores de Ai.
Js.10
10- E o Senhor os conturbou diante de Israel, e os feriu [os cinco reis dos amorreus e seus exércitos], com grande matança em Gibeom; e perseguiu-os pelo caminho que sobe a Bete-Horom, e feriu-os até Azeca e a Maquedá.
11- E sucedeu que fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras, até Azeca, e morreram; e foram muitos mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada.
(...)
30- Javé entregou também Lebna nas mãos de Israel, que passou ao fio da espada o rei e todos os que viviam na cidade. Não deixou nenhum sobrevivente, e tratou o rei como havia tratado ao rei de Jericó.
(...)
32- Javé entregou Laquis na mão de Israel que, no dia seguinte, tomou a cidade e passou ao fio da espada todas as pessoas que aí viviam, da mesma forma como já havia feito com Lebna.
33- Horam, rei de Gazer, subiu para socorrer Laquis, mas Josué o derrotou juntamente com seu exército, sem lhe deixar nenhum sobrevivente.
(...)
35- Nesse mesmo dia, tomaram a cidade (Eglon) e passaram ao fio da espada os habitantes, consagrando ao extermínio todas as pessoas que nela viviam, conforme tudo o que já haviam feito a Laquis.
(...)
37- Tomaram a cidade (Hebron) e passaram ao fio da espada seu rei, e também toda a sua população e as cidades dependentes. Não ficou nenhum sobrevivente, conforme o que já haviam feito com Eglon. Consagraram a cidade ao extermínio, juntamente com todas as pessoas que nela viviam.
(...)
39- Tomou a cidade (Debir), bem como seu rei e todas as cidades dependentes; passaram a população ao fio da espada, consagrando ao extermínio todas as pessoas que nela viviam. Não ficou nenhum sobrevivente. Josué tratou Dabir e seu rei da mesma forma como havia feito a Hebron, a Lebna e a seus reis.
40- Desse modo, Josué conquistou toda a região montanhosa, o Negueb, a planície e as descidas das águas, juntamente com seus reis. Não deixou nenhum sobrevivente, mas consagrou ao extermínio todo ser vivo, como Javé, o Deus de Israel, havia ordenado.
Js.11
5- Todos estes reis se ajuntaram, e vieram e se acamparam junto às águas de Merom, para pelejarem contra Israel.
(...)
7- E Josué, e todos os homens de guerra com ele, veio apressadamente sobre eles às águas de Merom, e atacou-os de repente.
8- E o Senhor os deu nas mãos de Israel; e eles os feriram, e os perseguiram até à grande Sidom, e até Misrefote-Maim, e até ao vale de Mizpá ao oriente; feriram até não lhes deixarem nenhum.
(...)
10- E naquele mesmo tempo, voltou Josué e tomou a Hazor, e feriu à espada ao seu rei; porquanto Hazor antes era a cabeça de todos estes reinos.
11- E a todos os que nela estavam, feriram ao fio da espada e totalmente os destruíram; nada restou do que tinha fôlego, e a Hazor queimou a fogo.
12- E Josué tomou todas as cidades destes reis, e todos os seus reis, e os feriu ao fio da espada, destruindo-os totalmente, como ordenara Moisés, servo do Senhor.
(...)
14- E todos os despojos destas cidades e o gado, os filhos de Israel tomaram para si; tão somente a todos os homens feriram ao fio da espada, até que os destruíram; nada do que tinha fôlego deixaram com vida.
Adendo: referente ao "Godfather" Moisés acima citado, eis um exemplo da idiossincrasia dele nesta passagem de Números 31:14-18:
14- E indignou-se Moisés contra os
oficiais do exército, chefes dos milhares e chefes das centenas, que vinham do
serviço da guerra,
15- e lhes disse: Deixastes viver todas
as mulheres?
16- Eis que estas foram as que, por
conselho de Balaão, fizeram que os filhos de Israel pecassem contra o Senhor no
caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do Senhor.
17- Agora, pois, matai todos os meninos
entre as crianças, e todas as mulheres que conheceram homem, deitando-se com
ele.
18- Mas todas as meninas, que não
conheceram homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.
https://www.youtube.com/@VerdadesOcultasdaBiblia/videos
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/@AntonioMirandaTeologiaReversa/videos
https://www.youtube.com/@Analisandoasescrituras/videos
https://www.youtube.com/@CarolCapel/videos
https://www.youtube.com/watch?v=xm1bz48TiP0
Isto mostra o quão contestáveis são os ditos escritos sagrados (a começar do VT).
Excluir